segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Os Prazos em Cidade Contam...

No passado dia 04.12.07, entregámos um projecto de reforma total, de arquitectura, de um equipamento de saúde de um promotor privado (uma fundaçao) no "Ajuntament de Barcelona". Era proposta a alteraçao do espaco público, das fachadas, dos interiores, sendo aproveitada exclusivamente a estrutura.

Sete dias depois, 5 dias úteis depois...

No dia 11.12.07. recebemos um telefonema do "Ajuntament", que nos informava que tinham enviado por correio a autorizaçao para procedermos ao levantamento da respectiva licença de obras.


Sorte? escrupuloso cumprimento da legislaçao? boa vontade da administraçao? excelencia de procedimentos?... Recordo, que trabalhei três anos NOUTRA administraçao (municipal portuguesa), e as perguntas tinham, tendencialmente um tom diferente: azar? incumprimento da legislaçao? má vontade da administraçao, borucracia obsuleta?...

Os prazos em cidade contam. Oferecem segurança jurídica e dos contratos e ajundam a desenvolver as sociedades, as empresas, as famílias e as pessoas.










3 comentários:

TT disse...

Informação "brutalmente" importante.

Tenho-me entretido com "La ciudad de los arquitectos" (Llàtzer Moix, 1994)que conta a história e evolução de barcelona no que foi o "back stage" e "front stage" do Jogos Olimpicos de 1992, e realmente está provado que do "East End" para o "West End" não são apenas 1.300 kilómetros, mas também um espaço temporal (e arrisco "moral e intelectual") que infelizmente teima em não reduzir.

No outro dia dizia Robert Adam, no simpósio do CEU: "institutional inertia causes land value to decrease and therefore the final solution to be worst".

Mais uma para o "nós por cá..."

Grande abraço. TT

Guilherme Godinho disse...

Grande Tiago!

Vou utilizar a frase que me "ensinaste": "institutional inertia causes land value to decrease and therefore the final solution to be worst"-Robert Adam.

Andamos a dizer isto há anos. Pode ser que com ajuda "externa" alguém ouça em Lisboa, Sintra, Cascais...

Obrigado

Unknown disse...

Primeira Nota: muitos parabéns GG por construires um blog dirigido à construção de espaço público, isto é, espaço e tempo de construção de opiniões diversas com vista ao enriquecimento da diversidade, da liberdade, afinal, do SER CIDADE.

A "Cidade dos Arquitectos" - que há anos compro e ofereço - traduz um percurso de mudança - de desenvolvimento - numa cidade que se apaixona por mudança e, por isso, enriquece na passada - mesmo que, por instantes históricos pareça pensar de si e adormeça.
O compromisso daquela jovem geração - Narci Serra, Clotet, Maragall, e o pilar configurado pelo "viejo" Bohigas, só está ao alcance de quem, ao instante - acordado ou adormecido - tem amor à cidade, ao cumprimento e subordinação à Lei - e se abalança no combate peo estímulo à criatividade, à iniciativa, à procura, à inovação e se tempespetua, polemiza e não aceita o definhamento e o medo, aliados da estagnação, do situacionismo. Mas, a tolerância - que em momento algum se pode confundir com permissividade - recomenda, é construída, de paciência, moderação mas rigor no avanço. Em geito de síntese, enquanto na cidade existir uma mãe, em braços ocupados de filho recente, a aguardar o autocarro na paragem infecta e ao vento de frios, é sinal de uma administração pública preenchida de gente quão insuportável como inútil. A cidade é espaço único de criação e distribuição de riqueza. Na cidade dos arquitectos (dos outros, dos que se julgam arquitectos porque possuidores de diploma conforme a norma, não reza)a persistência no estímulo à empresa, à iniciativa é condição primeira para a cidade justa. A que incorpora todos em limiar de dignidade no fruir do Fado da Vida.

És GG, um arquitecto. Bem vindo à cidade. Fazes parte do exército útil, do bom e justo exército. Temos vencido, havemos de vencer ! Bem hajas !

Carlos Lourenço Fernandes