quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

BCN consome Cultura Lusa

Em BCN consome-se Cultura Lusa.
Ou melhor interpretaçoes de Cultura Lusa.
Ou melhor divulga-se a Cultura Lusa.

O Carlos Saura (curioso como a alguns se pode tratar por tu), depois de Tango (1997) e Flamenco (1995) tem em exibiçao a sua nova "película": FADOS (2007). É uma antologia desta, nem sempre, triste cançao. Explica do seu ponto de vista os clássicos, as influências -oferecidas e recibidas, a actualidade, abre a porta ao futuro.

...E o Caetano a cantar em português sem sotaque é obra, como o Marceneiro, a Amália, as desgarradas, apontamentos vadios que, como o mundo, nao se compadecem com regulamentos administrativos. A ver, a comprar o CD e a escutar muitas vezes.

Como diria o Prof. Doutor Eng. Joao Guterres: um orgasmo intelectual.

Por outro lado, na CAIXAFORUM (equipamento cultural GRATUITO da Fundaçao La Caixa) é apresentada a exposiçao: "Candida Höffer em Portugal".

Depois do C.C. de Belém, BCN recebe um presente interpretativo dos interiores de salas de espectáculos, palácios, museus, mercados...portugueses.

Curiosamente a organizaçao desta exposiçao, pela Fundaçao de Arte Moderna e Arte Contemporânea-Colecçao Berardo, a Fundaçao Centro Cultural de Belém e a Fundaçao La Caixa, chega a BCN com um preço mais atractivo que o que teve em Lisboa:"0€". Bom. Também curiosamente, o sucesso é enorme.

Há gente. No cinema, nas exposiçoes e na Casa Portuguesa -
http://www.acasaportuguesa.com (em crescente mixegenaçao de povos, de culturas e de consumidores. É que o Galo de Barcelos é muito FORTE).

Sem comentários: