terça-feira, 11 de dezembro de 2007

IMPORTAR HABITANTES PARA A CIDADE

Ao Mestre CLF. Desenvolvimento de uma conversa.

Sonho com o dia em que o trajecto será o inverso.

Nesse dia em que o desenvolvimento sustentável for um facto (sociedade, economia, ecologia e responsabilidade social), talvez Lisboa seja uma cidade de verdade. Uma cidade com gente. Habitantes. Visitantes. Ideias. Cosmopolita.
Por enquanto (basta ver dados do INE), definha ao segundo. Exporta habitantes, famílias e empresas para a Grande Lisboa.

O que apesar de tudo, é normal. A nossa vontade é ir passar o fim de semana à Terra (escrevo propositadamente com maiúscula) e tratar da horta.

A Terra é a maior aglomeraçao nacional. Salvaterra, Cartaxo, Mogadouro, Estremoz...

Sao raízes tao fortes (embora algumas tao recentes que cospem novo-riquismo), tao tentaculares...

O presidente desta câmara (CML), nao mora na cidade, nem no município. Nao faz mal nenhum. Nao fazem mal nenhum as fotografias de estendais. É mau jornalismo, concerteza.

O que faz MUITO mal, sao programas estratégicos em que se promovem as "zebras/passadeiras de peoes" ao invés de IMPORTAR HABITANTES PARA A CIDADE.




1 comentário:

TT disse...

Grande Guilherme.

Em primeiro lugar um grande abraço pela iniciativa. Podes contar com a minha participação.

Em segundo, e já sobre o texto, subscrevo integralmente o último parágrafo. Ninguém olha para o "grande plano", as visões são segregadas e discutem-se mundianices (se é que o termo existe).

Sobre Lisboa...é o mais cosmopolita que uma cidade portuguesa consegue ser, e tem a vantagem de conseguir ser aquilo que quisermos fazer dela.

Abraço.